Tenta furtar fios e morre eletrocutado na UFPR

Uma tentativa de furto causou a morte imediata de um ladrão e pane elétrica no prédio da Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Um homem de aproximadamente 35 anos, ainda sem identificação, foi eletrocutado com 13.800 volts ao arrombar a entrada de energia de alta tensão primária (espécie de transformador interno) nos fundos do campus Botânico na universidade, à margem da BR-476, Jardim Botânico. A intenção da vítima era furtar cabos de cobre e outros componentes de pequeno valor do equipamento.

A queda de energia na sede da Florestal ocorreu às 15 horas de domingo, segundo o administrador do prédio, Roberto França. Como não havia aula, a causa foi checada na manhã de ontem. “Verificamos com o eletricista os armários, que não apresentavam problema. Descemos e às 7h30 vimos esta cena”, contou França.

Equipado com alicate, serrote, chave de fenda e chave de rosca, o homem invadiu o terreno da universidade e ultrapassou a cerca de palitos de concreto que protege o transformador interno. Em seus bolsos estavam os cinco cadeados que trancam a máquina. “Ele deveria estar lá dentro quando encostou em uma fase e houve a explosão. Certamente morreu na hora”, supõe Sérgio Fernando Borba, responsável de manutenção da UFPR.

Prejuízo

Semana passada, ladrões furtaram 40 metros de cabos de cobre no Centro Politécnico, do lado oposto da rodovia. A diferença é que se tratava da entrada de energia de baixa tensão. “Eles arrecadam R$ 20,00 na revenda para nos causar prejuízo de R$ 2 mil”, lamenta Borba.

A descarga elétrica fez derreter o tênis e parte dos pés da vítima, que carregava uma mochila com ferramentas e frascos de cosméticos. O homem, mulato e sem documentos, vestia jaqueta de um clube de futebol debaixo de outra jeans, calça de brim azul e tênis branco. Em seu bolso a polícia apreendeu um cachimbo usado para consumo de crack.

Voltar ao topo