Sistema vai cadastrar presos de todo o Brasil

O Paraná vai ser o terceiro estado a fazer parte do sistema integrado com dados atualizados dos presos de todo o Brasil, batizado de Infopen-Gestão. O diretor-geral do Departamento Penitenciário (Depen), Maurício Kuehne, esteve ontem com o secretário de Estado da Justiça, Jairo Ramos Braga, para entregar os termos de cooperação entre os dois órgãos. A previsão é que até o começo de 2008 o Infopen-Gestão esteja implantado em todo País. Assim, qualquer preso poderá ser identificado facilmente.

Segundo Kuehne, o primeiro sistema implantado pelo Depen foi o Infopen-Estatística, que centraliza o número total de presos no Brasil por estabelecimento penal. Já o novo sistema vai colocar no cadastro todos os dados físicos do preso, desde a cor da pele até se possui tatuagens ou sinais no corpo e as impressões digitais, todas as informações pessoais, familiares, educacionais e profissionais, e a situação jurídica. O próprio sistema calcula o tempo e a progressão da pena.

Kuehne explicou que deixou com o secretário de Justiça o termo de cooperação técnica e de doação dos equipamentos. Borges preferiu não dar entrevistas sobre o assunto até que o Estado assine o termo. ?Se o preso fugir um dia e for pego a polícia saberá quem é, mesmo que se apresente com outro nome, por causa da impressão digital. E, entre outros pontos, isso vai impossibilitar que o preso tire carteira de identidade com outro nome em outro estado?, explicou o diretor-geral do Depen.

Voltar ao topo