Seju se compromete a transferir presos semanalmente

Diante das constantes reclamações da Polícia Civil, sobre a superlotação nas carceragens, a Secretaria de Justiça (Seju) se comprometeu a transferir semanalmente 45 detentos de delegacias para o sistema penitenciário, levando em conta o critério de antiguidade.

Também ficou decidido que a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) poderá remanejar os presos, para evitar que delegacias sem cadeia adequada, como a Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC) ou a Delegacia de Homicídios (DH) fiquem impedidas de realizar prisões.

Desde o mês passado, quando a Seju passou a ser responsável pelas carceragens, surgiram reclamações pela demora das transferências. “Antes, os presos da DVC, por exemplo, eram levados para o Centro de Triagem no mesmo dia e, agora, a Seju não permite a transferência”, contou Sidney Melo, diretor para Assuntos Parlamentares do Sinclapol. Dessa forma, a DVC fica impedida de cumprir mandados de prisão, porque não tem onde colocar os detentos.

Promessas

Ainda segundo sua assessoria, a Seju promete, até o fim do ano, criar 878 vagas em seis penitenciárias do Paraná (em Londrina, Piraquara, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Cruzeiro do Oeste). Além disso, serão criadas 172 vagas em Maringá, e 368 em Cruzeiro do Oeste, em unidades inauguradas recentemente. Outra solução à vista é o início do funcionamento das tornozeleiras eletrônicos, que deverão liberar cerca de mil vagas até fevereiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna