Seis presos fogem do xadrez em Pinhais

Seis presos conseguiram escapar da delegacia de por volta das 17h30 de segunda-feira, quando apenas um policial estava no plantão. Os outros haviam saído para buscar alimentação para os detentos na Colônia Penal Agrícola (CPA). O plantonista ainda tentou impedir a evasão baleando um dos fugitivos, mas foi agredido pelos demais e nada mais pôde fazer. Estão nas ruas: Paul Karl Steinhauser, Luís Carlos Silva, Neusa Felisbino Nascimento (posse de tóxico), Cleverson Gustavo Gonçalves Oliveira (furto), Sergio Fernandes Moraes e Rondineli de Oliveira Marques (roubo).

A fuga foi bem planejada e executada graças a precariedade e a superlotação da delegacia. Naquele dia estavam nas celas 35 presos quando a capacidade é para 16. Além disso, dentre eles estavam presos condenados que deveriam estar no sistema penitenciário e três mulheres.

A fuga ocorreu num horário específico, quando os presos sabiam que poucos policiais estariam no plantão. Como a delegacia não possui celas especiais para mulheres, as três detidas ficavam no corredor da carceragem para não se misturarem aos homens. Conseqüentemente havia necessidade que elas pedissem para que fossem retiradas da carceragem para que pudessem usar o banheiro da delegacia. E foi neste momento que, com tudo devidamente planejado, ocorreu a evasão.

Banheiro

Neusa pediu par ir ao banheiro o que foi atendido pelo plantonista. Ele a deixou na porta e voltou para a sala ao lado para buscar um boletim de ocorrências. Quando saiu da sala deu de frente com dois presos vindo para cima dele. A detida havia voltado e aberto a porta da carceragem onde outros presos que já haviam serrado as grades das celas e a aguardavam. Mesmo surpreendido, o policial sacou de sua arma e disparou contra os presos que estavam portando estoques. O preso Aguinaldo José Alves Ventura, 19 anos, levou dois tiros e foi encaminhado ao Hospital Cajuru.

Sérgio também recebeu um balaço na perna, mas conseguiu fugir juntamente com outros cinco companheiros. O plantonista entrou em luta corporal com alguns deles mas foi espancado recebendo escoriações nos braços e rosto.

Após a fuga, estiveram na delegacia para prestar apoio e dar início as buscas policiais do 17.º Batalhão da PM e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Até o início da tarde de terça-feira nenhum dos foragidos havia sido recapturado.

Voltar ao topo