Reforço

Segurança Pública terá nova Central de Comando para Copa

O sistema de segurança paranaense terá uma nova central de comando em Curitiba para a Copa 2014. Além da central já instalada na sede do comando geral da Polícia Militar, outra unidade funcionará no prédio sede da Secretaria da Segurança Pública, também na capital.

A nova central servirá para a integração das forças de segurança. O anúncio foi feito na reunião da Câmara Temática da Segurança, da Secretaria para assuntos da Copa do Mundo 2014, na última sexta-feira (18).

A reunião teve a participação dos secretários Reinaldo de Almeida Cesar, da Segurança, e Mario Celso Cunha, da Copa 2014, e do chefe da assessoria de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, José Gomes Monteiro Neto.

A Sesge fica responsável pelos equipamentos para garantir o funcionamento da nova Central de Comando, além da integração dos sistemas de radiocomunicação entre as instituições estaduais e federais.

Os governos estadual e municipal serão responsáveis pela cessão do prédio para o Centro de Comando, câmeras de monitoramento e aparelhos de radiocomunicação individual para os policiais dedicados à Copa 2014, além de 200 viaturas para o evento.

“Para que tenhamos um Paraná cada vez mais seguro é necessária a integração de todos. Esta é uma conquista que estamos conseguindo realizar”, disse o major Nelson Piske, presidente da Câmara Temática da Segurança.

O secretário Reinaldo de Almeida Cesar lembrou programas já em curso no Estado, como a política de segurança nas fronteiras, o Paraná Seguro, além da contratação de novos policiais.

“Faremos todo o necessário para que a Copa 2014 no Paraná transcorra em tranquilidade. A infraestrutura e as equipes reforçadas para a Copa ficarão como legado para o nosso estado”, afirmou.

“A participação das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica é fundamental na defesa do território e patrimônio nacional, além da atuação emergencial da Força Nacional”, disse Mario Celso Cunha.

“É muito importante contar com esta contribuição, pois a integração entre as instituições é a base para o sucesso de uma operação.” O tenente coronel da Infantaria, Genes Luis Maluf Monteiro, representando a 5ª Região Militar do Exército Brasileiro, também participou da reunião.

Investimentos

O representante da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos fez um relato dos investimentos do governo federal no Paraná. “Os investimentos chegam a R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 445 milhões em custeio”, informou.

Monteiro Neto também destacou a importância do controle dos pontos de entrada no País. “É preciso incrementar o grau de informação sobre o tráfego de pessoas e produtos na fronteira.”, afirmou.

Nos eventos de FanFest – locais públicos onde os jogos são transmitidos em telões e que abrigam bares, restaurantes e shows – a Sesge determinou que a segurança deverá dispor de um policial para cada 80 pessoas. Em Curitiba, o FanFest será no Parque Barigui, local escolhido pelo Comitê Organizador Local da Fifa.

Participaram da reunião da Câmara Temática da Segurança representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, Instituto Médico Legal, Secretaria Municipal da Copa, Associação Comercial do Paraná, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria da Segurança Pública do Paraná, Cope, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Justiça, Exército Nacional, Secretaria Muni,cipal da Defesa Social, Detran, Instituto de Criminalística, Celepar, Secretaria Municipal de Trânsito, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.