Das 1,3 bilhão de unidades de remédios produzidas anualmente no Brasil, 10% são roubadas. Quando chegam ao consumidor, estes medicamentos podem oferecer riscos à saúde, já que não há cuidados com seu armazenamento. Para combater o problema, o presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, defende a criação de um código de barras que identifique com precisão a origem dos medicamentos.

Segundo Barreto, os roubos ocorrem porque existe um forte esquema organizado. “Os assaltantes não estão atrás de qualquer mercadoria, geralmente são remédios caros e que têm um comprador definido”. Segundo ele, só existem seis seguradoras no país que aceitam fazer o seguro do transporte, já que é na estrada que o produto some. O presidente do Sindicato das Seguradoras no Paraná, João Gilberto Possiedle, confirma a informação. “Nem mesmo os procedimentos de segurança adotados, como rastreadores e transporte em comboio, tem conseguido zerar o problema”. Ele aponta que, cada vez mais, as empresas estão sendo austeras em seus critérios para fazer este tipo de seguro.

Barreto defende a criação de um código de barras que identifique com precisão as embalagens, com o número de lote e o número seqüencial da unidade. Assim, seria possível dar flagrantes e a polícia poderia rastrear o caminho percorrido pela mercadoria. Para não haver falsificações do código, ele seria impresso em papel moeda, afixado na embalagem do produto. Barreto diz que já existe tecnologia disponível para isso, mas os fabricantes se mostram reticentes e afirmam que encarece o processo de produção.

Barreto fala que a única preocupação dos assaltantes é esconder a carga e fazê-la chegar ao seu destino e isto não inclui cuidados com o acondicionamento. Outro problema gerado pelo roubo é a queda da arrecadação do governo. Quando o receptador vende o produto para o consumidor, cobra os encargos fiscais, mas eles não chegam aos cofres públicos. Não bastasse isso, o cidadão ainda sofre as conseqüências da falta de dinheiro do Estado para investir em áreas como a saúde e educação. Outra medida que ajudaria a diminuir o problema seria o próprio consumidor exigir a nota fiscal da mercadoria.

continua após a publicidade

continua após a publicidade