O governador Beto Richa determinou o início do processo de licitação para a construção de nove delegacias cidadãs no Paraná. As obras devem começar no primeiro semestre de 2013. Nesta primeira etapa, serão contempladas as cidades de Curitiba (com três unidades), Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Colombo, Matinhos e Guaratuba.

O investimento total será de aproximadamente R$ 40,5 milhões, com a estimativa de R$ 4,5 milhões para cada uma das obras. Na capital, serão construídos prédios para o 6º Distrito Policial do Tarumã, o 10º Distrito Policial do Sítio Cercado e o 14º Distrito Policial no São Lourenço.

A delegacia cidadã é um novo modelo de atendimento em delegacias no Paraná, com espaços específicos e reservados para separar vítimas de agressores e possibilidade de auxílio de assistentes sociais e psicólogos, quando necessário.

No Litoral do Estado, as novas unidades serão denominadas Delegacia Verde Integrada. A partir delas, será implantado um novo modelo de enfrentamento do crime ambiental na região, por meio de ações conjuntas entre a Polícia Civil e o Batalhão de Polícia Ambiental.

“É um novo conceito de segurança pública, com foco voltado para o atendimento rápido e eficiente ao cidadão e como um referencial no atendimento ao crime ambiental”, explica o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.

Em uma segunda fase, o planejamento estratégico das Delegacias Cidadãs vai abranger o interior do Estado, para onde está previsto o lançamento dos editais de licitação para obras das subdivisões policiais.