Rebelião e fuga na cadeia de Santo Antônio da Platina

Pelo menos seis presos permanecem foragidos da cadeia de Santo Antônio da Platina, no norte do Estado. Eles escaparam durante a rebelião, que começou na noite de domingo e terminou na tarde de ontem.

Um policial civil foi feito refém, mas foi liberado sem ferimentos. Para trás os presos deixaram a delegacia depredada. Os números dos estragos e a quantidade exata de foragidos deve ser divulgada hoje.

A rebelião começou por volta das 19h de domingo, quando um dos policiais levou o jantar à carceragem, que tem capacidade para 30 presos e tinha 118. O delegado Rogério Antônio Lopes explicou que os detentos serraram as grades e renderam o policial, que só foi libertado no fim do motim. Pelo menos cinco detentos fugiram em uma viatura e vários outros (estima-se em 15) depredaram as dependências da delegacia e incendiaram alguns locais.

Recapturados

De todos os foragidos (estimava-se em 20), 14 tinham sido recapturados ontem à tarde. Os cinco que fugiram na viatura ainda não foram encontrados, nem o veículo foi recuperado. Seis presos foram soltos pela Justiça e alguns transferidos para outras unidades policiais.

Os motivos da rebelião, segundo o delegado, são vários, mas o principal é a solicitação de progressão de regime, benefício que alguns detentos já tinham direito.