Operação Latitude 26

Quadrilha de traficantes é desmantelada pela Denarc

Uma quadrilha de traficantes foi desmantelada por policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), na manhã de ontem. Oito pessoas foram detidas no Cajuru e no Bairro Alto, em cumprimento a mandados de prisão.

Com o bando, foram apreendidos um revólver, duas pistolas, cocaína, maconha, balanças de precisão e mais de R$ 31 mil em dinheiro e cheques. A polícia ainda procura por três suspeitos.

De acordo com o delegado Renato Bastos Figueiroa, a quadrilha abastecia Curitiba com crack e cocaína vindos de Santa Catarina, principalmente de Blumenau e Gaspar.

Por conta disso, a operação foi batizada de Latitude 26, que é a posição dessas cidades no mapa. Além dos oito mandados de prisão, foram cumpridos 18 de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Inquéritos Policiais de Curitiba.

Remessas

As investigações iniciaram há cerca de cinco meses e apuraram que Valtencir Barbosa, 35 anos, e Elisabeth Teresinha Cavali, 40, eram responsáveis por enviar semanalmente 10 quilos de crack e cocaína de Blumenau.

“A droga era trazida por Elisabeth, que a escondia em compartimentos do seu carro. Quando chegava, o entorpecente era revendido para traficantes daqui” explicou Figueiroa. Na operação de ontem, Elisabeth foi presa.

Também foram detidos João Vieira de Alvarenga Júnior, 37, Salete Ferreira de Oliveira, 45, Daniel Soares, 36, Willian Celso da Silva, 26, Anderson Marcel Hambrusch, 28, José Lira da Silva, 42, e Geandra Aparecida Antunes, 30.

Todos vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A polícia ainda procura por Adriana Regina Cavali, 34, Paulo César Ferreira, 44, e Valtencir, e investiga a participação de outros envolvidos no esquema.

“Lava-rápido”

De acordo com a Denarc, Valtencir possui um posto de combustíveis em Gaspar (SC), que seria usado para lavagem de dinheiro dos traficantes. “Esse posto será alvo de uma investigação minuciosa para levantar se a contabilidade do estabelecimento era usada para camuflar os lucros obtidos com a venda de drogas” disse o delegado.

Aliocha Maurício
Com o grupo foram apreendidas armas, balanças e entorpecentes.