Quadrilha manteve 12
pessoas como reféns.

Uma ousada quadrilha invadiu a Prefeitura de Araucária, na noite de quinta-feira, e manteve 12 pessoas como reféns por mais de seis horas. Entre sete e oito bandidos tentaram roubar caixas eletrônicos do Banco do Brasil, mas fugiram apenas com objetos de pequeno valor e três carros oficiais, abandonados pela manhã. Cerca de 30 viaturas policiais perseguiram o bando durante todo o dia de ontem, mas nenhum suspeito foi preso.

Três homens, fortemente armados, entraram pela portaria dos fundos da Prefeitura, às 22h de quinta-feira. Dois vigilantes e três funcionários administrativos em serviço externo foram rendidos. Os demais integrantes do bando apareceram em seguida.

Os fiscais da equipe de segurança também eram dominados assim que passavam pela porta. A quadrilha trancou todos os reféns na sala dos motoristas. Um vigilante, que estava armado, chegou a ser agredido pelos assaltantes.

Mutirão

Com o prédio inteiro a seu dispor, o bando tentou arrombar os caixas eletrônicos do Banco do Brasil no 3.º andar e no térreo, usando maçaricos. Não conseguiram retirar os cofres e resolveram levar o caixa do térreo inteiro.

O obejto do roubo seria colocado num pequeno caminhão, tomado em assalto às 17h de quinta-feira. O motorista havia sido dominado na zona rural do município e, sob ameaça, levado à Prefeitura às 22h. Para carregar o caixa, os bandidos retiraram os reféns do cativeiro e os ordenaram a fazer o transporte para o caminhão. Mas o artefato era pesado e a força de quase 20 homens não foi suficiente para erguê-lo até a carroceria.

Já eram mais de 4h quando os bandidos desistiram do assalto. Tomaram apenas celular, jaqueta e relógio das vítimas, ignorando outros bens de maior valor como notebooks e máquinas fotográficas. Utilizaram para a fuga dois carros Gol e outro Fiesta, todos com logotipo da Prefeitura.

Perseguição

Às 6h30, dois assaltantes que ocupavam um dos Gol, com giroflex no teto e inscrição “segurança” na lateral, atacaram um posto de combustíveis no quilômetro 38 da BR-476 (Rodovia do Xisto), perto de Contenda. Uma viatura do 17.º Batalhão da PM topou com o carro na saída do posto e foi recebida a tiros.

Houve revide dos policiais e os bandidos abandonaram o Gol no acostamento, um pouco adiante. Os fugitivos embrenharam-se no matagal e foram perseguidos. Nada menos que 18 viaturas do 17.º BPM (Contenda, Araucária, Campo Largo e Fazenda Rio Grande),da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone), e do Serviço Reservado (P-2) montaram um cerco. Até o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública participou da caçada.

Um policial viu um homem correndo pelo carreiro, mas por estar sozinho pediu apoio. Quando os colegas chegaram, o suspeito havia desaparecido. O segundo Gol e o Fiesta foram localizados de manhã, nas cercanias da cidade. Outras viaturas da PM e da Polícia Civil fizeram rondas para encontrar os assaltantes, sem sucesso.

Antecedentes

A Polícia Militar suspeita que a quadrilha tenha ligação ou seja a mesma que assaltou o posto da Polícia Rodoviária Estadual de Araucária, na BR-476, em 18 de setembro. Na ocasião, quatro homens encapuzados levaram 10 armas e coletes à prova de bala e acertaram um tiro de espingarda calibre 12 no braço do soldado Édson Ávila, do 17.º Batalhão da PM. Fotos dos suspeitos do primeiro roubo foram levadas às vítimas da prefeitura para o reconhecimento. Alguns bandidos usavam colete à prova de bala, fato que reforça tal suspeita.

Os bandidos esperavam encontrar muito dinheiro, pois ontem era dia de pagamento aos funcionários públicos. Mesmo que conseguissem levar os caixas, haveria frustração – o banco ainda não os havia abastecido.

continua após a publicidade

continua após a publicidade