A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior apreensão de remédios contrabandeados da história no Paraná. Um caminhão com cerca de 183 mil unidades de medicamentos foi abordado na noite da última terça-feira, durante fiscalização de rotina no quilômetro 642 da BR-277, no município de Céu Azul, no oeste do Estado. A carga saiu de Foz do Iguaçu, com destino a Salvador (BA). O motorista, um baiano de 50 anos, foi preso.

O caminhão Mercedes Benz, com placas de Feira de Santana (BA), tinha um compartimento falso no teto, onde os medicamentos, muitos deles de uso proibido no Brasil, estavam escondidos. Entre a carga, havia remédios para emagrecimento e reumatismo, estimulantes sexuais e abortivos.

O motorista do caminhão contou à polícia que recebeu o veículo num posto de combustível de Foz do Iguaçu e receberia R$ 2 mil para transportar a carga até a capital baiana.

A polícia estima que o contrabando poderia render, no mercado negro, até R$ 2 milhões. O condutor foi autuado em flagrante e encaminhado à delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu.

De acordo com a PRF, a apreensão é a maior de todos os tempos no Paraná e uma das maiores do País. No ano passado, cerca de 500 mil unidades de medicamentos contrabandeados foram apreendidas pela PRF, no Brasil. No Paraná, foram 123 mil. Este ano já haviam sido apreendidas 122 mil unidades.