Policiais da Delegacia de Homicídios elucidaram o assassinato do ex-diretor do Grupo Dignidade, que defende direitos de homossexuais, Gabriel Henrique Furquim, encontrado morto no domingo (21) no Abranches, em Curitiba. Herlan Gabriel Antunes, 19 anos, foi preso e um adolescente, de 16, apreendido na manhã de quarta-feira (24), em Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba). Ambos confessaram a autoria do crime, que teria sido motivado por um desentendimento entre o garoto e a vítima. O facão usado pela dupla foi encontrado pela polícia.
Segundo o delegado Hamilton da Paz, a polícia chegou até os suspeitos pela investigação. “Nossas equipes desempenharam trabalho investigativo muito minucioso e conseguimos chegar até os autores desse bárbaro crime em poucos dias. Agora eles serão entregues à Justiça para pagar pelo que cometeram”, afirma o delegado.
Tanto Antunes quanto o menino foram surpreendidos pela polícia em suas residências na manhã de quarta-feira (24). Logo que foram apreendidos, confessaram o crime e apontaram onde estava escondida a arma, encontrada pela polícia no Rio Barigui.
De acordo com o depoimento dos acusados, eles saíram de Almirante Tamandaré na madrugada de domingo (21) para levar uma amiga em casa. Na volta, passaram por uma boate da Rodovia dos Minérios, quando o adolescente desceu do carro para pedir um cigarro à vítima, que caminhava pelo acostamento.
O adolescente afirmou à polícia que discutiu com Furquim, porque recebeu dele uma proposta de cunho sexual. “Depois de ofensas verbais, o adolescente disse que pegou um facão, que tinha guardado, e desferiu o primeiro golpe no rapaz. Vendo a briga, Antunes tomou o facão do garoto e terminou de executar Furquim”, explica o delegado. Em seguida, os dois seguiram até o Rio Barigui, onde jogaram a arma do crime. O corpo foi achado de madrugada, com ferimentos, principalmente, no pescoço.
O garoto foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente e Antunes, para o Centro de Triagem de Piraquara, e irá responder por homicídio qualificado por motivo fútil.


