Na madrugada

Presos serram grade e escapam por um pequeno buraco em SJP

29 presos fugiram da Delegacia de São José dos Pinhais, na madrugada de hoje (04). Eles passaram por um pequeno buraco de 42 x 18 centímetros, feito numa grade que fica bem alta na cela, quase no teto. Três foram recapturados logo em seguida.

A fuga ocorreu por volta das 3h. Usando uma ponta de serra, os marginais se revezaram para cortar uma grade que isola os presos do sistema de exaustão. Também conseguiram cortar mais duas barras de uma grade externa aos exaustores e fugiram pela lateral da delegacia.

Apenas os mais magros conseguiram passar pelo buraco e, ainda assim, devem ter ficado muito machucados, já que o espaço era muito pequeno e ainda estava cheio de pontas da grade.

Na fuga, os bandidos ainda derrubaram uma das letras da fachada da delegacia. Também se seguraram nos fios das câmeras de segurança e arrancaram uma delas, o que prejudicou os investigadores de notar a fuga antes.

Quando os policiais se deram conta da confusão, deram alguns tiros para cima e três foram recapturados: Miguel Rette Ibane Neto, 23, preso por assalto; André Franque Dolnei, 18, preso por homicídio; e Denis Kapassi Miguel, preso por receptação.

Estão foragidos: Ricardo Alexandre dos Santos, 32 anos; Valdenir Guilherme Precoma, 20; Joao Edison Neras Sabino, 18; Indiomar Cleyton Baez, o “Nino”, 19; William Carlos do Nascimento Messias, 26; Dione dos Santos Avelino, 20; Willian Henrique Rodrigues, 22; Rodrigo Ferreira Santana, 18; Davi Cordeiro, 20; Rafael dos Santos, 18; Emerson Carvalho Freitas, o “Emersinho”, 18; Lucas Antunes dos Santos, 19; Tiago Andre de Oliveira, 22; Weslley Kurotake, 18; Jackson Camargo Ramos, 19; Clayton da Silva Moreira, 34; Wilian Pereira dos Santos, o “Neguinho”, 19; Noldovir dos Santos Junior, 43; Carlos Eduardo de Jesus, 31; Jeano Felipe de Godoi da Silva, o “Prejudicado”, 19; Tiago Ferreira de Souza, 21; Carlos Osni Lambides, o “Carlinhos”, 47; e Ronaldo da Silva, o “Ninho”, 32.

A carceragem, explicou o superintendente Clóvis Pinheiro, é inspecionada quase todos os dias, justamente para evitar as fugas. No entanto, a grade que protege os exaustores, além de alta na parede, grudada ao teto, era tão pequena que não se imaginava que os presos conseguissem passar por ali.

Também já estavam tão enferrujadas e no alto que os policiais não percebiam que ela estava sendo serrada. A carceragem de São José dos Pinhais estava superlotada. Abrigava 110 homens, num espaço projetado para apenas 36.

Quem tiver informações sobre os foragidos, pode informar a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou a delegacia, no telefone 3299-1500. Confira no Paraná Online a galeria de fotos dos foragidos.

Veja na galeria de fotos os presos.