Uma violenta rebelião, na noite de ontem, tomou conta de todas as 14 alas da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, onde há cerca de 1.500 presos.

continua após a publicidade

O tumulto começou por volta das 21h e há três agentes penitenciários reféns. Informações no local dizem que seriam pelo menos oito presos mortos. Em entrevistas a rádios, um dos rebelados garantiu por telefone que os funcionários estavam bem. Os presos decidiram iniciar as negociações apenas na manhã de hoje.

A rebelião foi facilitada pela retirada dos policiais militares que faziam a segurança interna da unidade. Ficaram apenas os agentes penitenciários. À noite, menos de 20 deles.

O motivo seria a transferências de cerca de 30 integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) para a Penitenciária Estadual do Paraná (PEP) e, também, movimentação interna de alguns detentos. Na hora da contagem de presos, que é feita a cada troca de turno, todos os dias, os presos tomaram os agentes reféns.

continua após a publicidade

Tiroteios

Quando a equipe do Paraná Online chegou ao local, ocorria um tiroteio na PCE. Havia muito fogo nas alas e presos subindo à laje. Alguns com celular, de dentro da cadeia, telefonaram a parentes e informaram que o chefe de segurança – seu nome seria Tadeu – abriu algumas celas, facilitando a tomada da unidade.

continua após a publicidade

Viaturas de todos os batalhões da PM, de Curitiba e região, foram à penitenciária. Até mesmo policiais de folga foram chamados e, a todo momento, chegavam em comboios.

Até a Companhia de Polícia de Choque, a Cavalaria e o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, foram ao presídio. Às 22h, o secretário da Justiça, Jair Ramos Braga, chegou ao local.

Negociações

Através do rádio comunicador dos agentes, presos entraram na frequência de comunicação da PM e, entre outras coisas, exigiram a presença da imprensa, de órgãos de direitos humanos e do secretário de Justiça.

Um preso, que se identificou como integrante do PCC, desculpou-se dizendo que não queria que a situação chegasse a esse ponto. Disse que mantinha os agentes reféns e que, apesar de machucados, nenhum deles estava morto. Também afirmou que desafetos do PCC também eram mantidos reféns no meio do pátio e, se a polícia invadisse o presídios, seriam mortos.

PM sai, bandidos aproveitam

Redação

Desde 2001, quando houve a pior rebelião do Sistema Penitenciário do Paraná, a guarda interna do presídio era feita por policiais militares armados e equipados para conter qualquer tumulto.

A tensão ficou contida até esta semana, quando eles voltaram a fazer apenas a segurança externa da unidade, por ordem da Secretaria da Segurança Pública. A PM não explicou o motivo da mudança, mas há a informação que foram deslocados para Operação Viva o Verão e para atender o 190.

A rebelião de 2001 durou seis dias e terminou depois de negociações. Os presos mantiveram 26 agentes penitenciários reféns e um deles foi assassinado. Quando as autoridades entraram na penitenciária, encontraram três presos executados, dois decapitados pelos rebeldes.

Naquela época, o movimento foi comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que controla presídios em todo o Brasil. A PCE é mais antiga penitenciária do Estado em funcionamento, e passou por reforma no ano passado.