Presos ladrões de caixas eletrônicos

Nove pessoas que integravam uma quadrilha que roubava terminais de auto-atendimento bancário no Paraná foram presas ontem pela Polícia Federal. Quatro delas estavam nas regiões do Umbará, Santa Quitéria, Bairro Alto e nas proximidades de Araucária, em Curitiba. As demais foram detidas em Cascavel, região oeste, e em Itapema (SC). Com o bando a PF encontrou pistolas de uso restrito – uma delas com lanterna e dispositivo para rajada -, coletes da Polícia Civil e balístico, maçaricos, sete automóveis, R$ 10 mil em dinheiro e muita munição.

De acordo com o delegado da Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Patrimônio, Ramon Almeida da Silva, a PF começou a investigar o grupo há cinco meses, e nesse período eles roubaram seis terminais da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Unibanco. O último assalto aconteceu há cerca de 15 dias em Ibaiti, onde eles fizeram 12 pessoas de uma empresa como reféns. “O bando, composto por cerca de 8 homens, agia sempre durante a madrugada e usava maçaricos para arrombar os terminais. Quando a ação levava mais de cinco minutos, eles abortavam o crime”, comentou Silva. A única exceção foi no último assalto, onde ficaram cerca de 2h na empresa e acabaram queimando o dinheiro sem levar nada.

A PF suspeita que o bando agia com o apoio de pessoas de outros estados e teria ligação com facções criminosas, como PCC (Primeiro Comando da Capital). “Esses indícios foram levantados devido à linguagem utilizada pelos assaltantes e em função do forte armamento, que incluía fuzis, que acabaram não sendo encontradas com os marginais presos”, falou Silva. Eles também estariam envolvidos em uma ocorrência onde houve troca de tiros com a Polícia Militar na Lapa, uma tentativa de homicídio e roubo a residências em Curitiba. Todos os presos e o material apreendido foram levados à Superintendência da Polícia Federal, na capital.