Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) em conjunto com a delegacia de Guaratuba prenderam três suspeitos de chefiar uma das principais quadrilhas de tráfico de drogas no litoral do Paraná, responsável por homicídios na região. A operação cumpriu, na manhã desta quinta-feira (04), 15 mandados de busca e apreensão em Guaratuba e apreendeu um adolescente, suspeito de ter cometido pelo menos quatro assassinatos.
Com a quadrilha, a polícia encontrou R$ 2 mil em dinheiro, maconha e objetos como televisões, aparelhos de som, celulares e ferramentas provavelmente trocadas por drogas pelos usuários.
“Percebemos o aumento desproporcional no número de assassinatos na cidade e descobrimos que esta quadrilha não apenas comandava o tráfico de drogas no litoral como era a responsável por muitas execuções cometidas nos últimos meses, contra usuários devedores e traficantes concorrentes.”, disse o delegado Cassiano Aufiero, operacional da Denarc. Para o policial a desarticulação da quadrilha causará forte impacto contra o tráfico e a criminalidade na região. “A população voltará a ter mais tranqüilidade”, garantiu.
Segundo ele, a ação desta e de outras quadrilhas era investigada há cerca de três meses, com a ajuda de diversas denúncias de moradores de Guaratuba e região, feitas pelo telefone 181 Narcodenúncia. Franklin Demeterco Silva, 27 anos, foi o primeiro a ser preso nesta quinta-feira. Ele já tinha sido detido em outra operação feita pela Denarc em janeiro do ano passado, em Guaratuba. Segundo o delegado, logo que conseguiu a liberdade, Franklin voltou a comandar o tráfico de drogas no litoral e passou a expandir suas ações em toda região.
“Ele é um dos principais traficantes do litoral. No ano passado já o tínhamos prendido. Logo que foi solto montou sua base na região de Guaratuba. Agora, com essas prisões, esperamos acabar de vez com os seus negócios ilícitos e levantar os crimes em que o grupo está envolvido”, explicou Cassiano. Além dele, os policiais prenderam Robson Adão Castro, 28 anos, e Edirlei Santos, 25, que também agiam no comando da quadrilha. Os 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Centro de Guaratuba e nos bairros Piçarras, Cohapar II, Figueira, Vila Esperança e Brejatuba.
Segundo o delegado Iberê Toniolo, chefe da delegacia de Guaratuba, agora a polícia vai estender as operações na região para colher indícios, localizar outras pessoas envolvidas e tentar elucidar os homicídios que tenham ligação com os suspeitos presos.


