Preso homem que matou andarilho na Praça Tiradentes

O corpo da vítima permanece sem identificação no Instituto Médico Legal de Curitiba há mais de dez dias, mas a equipe da Delegacia de Homicídios (DH) já prendeu o autor do assassinato que aconteceu no dia 23 de março na Praça Tiradentes, Centro de Curitiba.

Imagens do circuito de câmeras da Prefeitura mostram o momento em que a vítima, identificada apenas como “Barba”, parte para cima de José Vanderlei Pereira Melo, 29 anos.

Depois de uma rápida discussão, José dá uma facada em “Barba” e foge. Investigadores da DH interrogaram vários moradores de rua e conseguiram descobrir a localização de José, que foi preso na quarta-feira.

Inicialmente, ele se identificou com o nome de um amigo do irmão, Márcio Luiz Ferreira, contra quem vigora um mandado de prisão expedido em Guaratuba pelo crime de furto.

Depois de passar mais de 12 horas detido, em uma nova conversa com os policiais, José confessou o homicídio e deu seu verdadeiro nome. Ele é evadido da Colônia Penal Agrícola, onde cumpria parte de uma pena de 10 anos que recebeu por um crime de furto.

Em depoimento, José alegou que era perseguido por “Barba” em decorrência de uma dívida de oito reais, e perdeu a paciência na noite do crime. José não morava na rua, mas freqüentava a região central acompanhado dos desabrigados diariamente, e também se identificou para eles como Márcio.

Vítima

Através das investigações, o delegado Rubens Recalcatti chegou a um nome que pode ser o de “Barba”. José Harteld Machado, 46 anos, foi preso pela Polícia Militar dias depois de cometer um homicídio em março de 2011 no bairro Cajuru, e esteve na carceragem da DH. Como havia passado o período do flagrante, ele foi ouvido, indiciado, e aguardava julgamento em liberdade.

A vítima do acusado, que pode ser “Barba”, foi Jaime de Souza Lima, 33 anos. No depoimento ele revelou que matou o rapaz a facadas porque ele paquerou sua companheira.