Preso escapa do Fórum mas é pego pela população

Um preso, que seguia para audiência no Fórum de Araucária, causou confusão na cidade, na manhã de ontem. Mesmo algemado, com as mãos para trás, Fabiano Albano dos Santos, o “Cebinho”, 24 anos, conseguiu escapar da escolta policial e fugir.

A amásia dele, Célia Popilarz, 31, que o aguardava em frente ao Fórum, usou um capacete para derrubar o policial que corria atrás do preso. No meio da correria, populares conseguiram conter o preso.

O delegado Rubens Recalcatti, de Araucária, explicou que “Cebinho” estava preso na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) e foi encaminhado à delegacia para ser levado à audiência.

Na manhã de ontem, o único policial da delegacia que estava disponível para o serviço conduziu “Cebinho” e mais dois presos ao Fórum. Quando os quatro entravam pela porta da casa judiciária, o detento da PEP escapou.

Capacete

O policial deixou os outros dois presos no Fórum e tentou correr atrás de “Cebinho”. Na saída, Célia o derrubou, jogando um capacete no policial. Dois policiais militares que estavam no Fórum e populares correram atrás do fujão. No meio da gritaria de “pega ladrão”, pedestres conseguiram segurar o preso.

”Cebinho”, que responde por assalto contra uma concessionária de veículos -caso que resultou em confronto com policiais do Cope e na morte de um dos marginais – foi indiciado por tentativa de evasão. J

á a amásia dele vai responder por facilitação de fuga; falsidade ideológica, por ter dado o nome de sua irmã quando foi presa; e receptação, pois estava com um celular furtado.

Recalcatti supõe que um esquema estava pronto para ajudar na fuga. É possível que houvesse veículos o aguardando, e o capacete que sua amásia tinha em mãos era para que ele fugisse de moto.