Postes da XV sofrem com depredação

Os postes republicanos que iluminam o calçadão da Rua XV de Novembro e da Rua Comendador Araújo, na região central de Curitiba, sofreram uma onda de vandalismo nos últimos três meses. As tampas que cobrem as janelas de inspeção na base dos postes estão sendo arrancadas, deixando exposta a fiação e os reatores por onde passa a energia elétrica abastecida por redes subterrâneas.

Dos 152 postes do calçadão da XV, 43 tiveram a tampa furtada. Na Comendador Araújo a situação é pior: dos 89 postes, 51 perderam a proteção, que tem cerca de 20 centímetros de altura por 15 centímetros de largura e é feita de ferro fundido ou de alumínio. Os técnicos do departamento de iluminação pública da Secretaria Municipal de Obras dizem que o material acaba sendo vendido para depósito de ferro-velho.

Na maioria dos casos, porém, a proteção é arrancada por vandalismo, já que em vários postes a tampa é apenas arrancada e deixada dentro da base. O espaço também acaba virando uma espécie de lixeira, onde as pessoas que passam pela rua jogam copos plásticos e embalagens de lanches.

A equipe da Secretaria Municipal de Obras estuda uma maneira de substituir essas peças, para dificultar a depredação. A reposição das tampas provavelmente será feita com placas maiores que a abertura, colocadas pelo lado de dentro do poste para que não possam ser retiradas. Atualmente, a proteção é fixada externamente com rebites, e só deveria ser retirada para a manutenção dos equipamentos internos.

Outra solução que pode ser implantada em breve para dificultar o trabalho dos vândalos é instalar as janelas de manutenção na parte de cima dos postes, próximo das lâmpadas. A população pode ajudar na proteção ao patrimônio público através de denúncias pela central telefônica 156. A central funciona todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, 24 horas por dia, atende pedidos de obras e serviços e serve como canal de sugestões do cidadão para o trabalho da administração municipal.

Voltar ao topo