Mais segurança

Policiais preparam bairro de Londrina para UPS

A Polícia Militar do Paraná começou na madrugada desta sexta-feira (07/12) o processo para a instalação da segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) do interior, a 12.ª do Estado.

Aproximadamente 320 policiais militares, sob a coordenação do 2.º Comando Regional da PM, juntamente com policiais civis, deram início à chamada ação de congelamento no Jardim União da Vitória, em Londrina, região Norte do Estado. A operação, além de abordagens e bloqueios, cumpre aproximadamente 40 mandados de busca e apreensão, com apoio de helicóptero.

De acordo com o subcomandante-geral da PM e coordenador estadual das UPS, coronel Cesar Alberto Souza, Londrina se une para diminuir a criminalidade e buscar a sustentabilidade em segurança pública.

Os policiais militares realizam a operação em 44 viaturas para tomar a área e deixá-la em condições de receber a UPS, com o auxílio de motos, cavalos e cães de faro.

A base fixa do policiamento comunitário em Londrina, que consolida a implantação da UPS, será aberta pelo governador Beto Richa às 11 horas de segunda-feira (10/12), na Avenida Guilherme de Almeida, 3.755, em frente ao Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic). Segundo o comandante da operação, coronel Altivir Cieslak, depois da ação inicial, permanecem no local 37 policiais capacitados em policiamento comunitário.

Prisão

Logo no início da manhã, a Polícia Militar prendeu uma mulher, de 50 anos, e seu filho, de 23 anos. Havia mandado de busca e apreensão para a casa em que eles moravam, onde foram encontradas 57 pedras de crack, um revólver calibre 32, quatro buchas de cocaína, pasta-base, munições, R$ 851,00 em dinheiro e R$ 35,00 em moedas. O filho já tinha passagem na polícia por roubo.

Participam da operação policiais do 5.º Batalhão da Polícia Militar – Choque de Londrina, Cavalaria, Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Serviço Reservado, alunos do Curso de Formação de Soldados, que estão em estágio supervisionado, além de efetivos do 2.º Comando Regional, 3.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e uma equipe do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer).

Índices

A escolha da área para a instalação da UPS em Londrina se deve aos números de criminalidade registrados. “De acordo com dados do 5.º Batalhão da PM, o índice de homicídios no local é de 50 a cada 100 mil habitantes. O Jardim União da Vitória possui 10.086 habitantes e 2.822 domicílios.

“O enfoque das UPS é policiamento comunitário. Quanto mais tempo a gente passa no local, mais os moradores nos conhecem e aumenta a confiança na polícia. Pedimos que a população telefone para o 181 e passe informações, sempre que tiver alguma denúncia”, afirma o coronel Souza.

Segundo o coordenador estadual das UPS, em todas as bases de policiamento comunitário instaladas até agora houve, em média, redução de 50% no número de homicídios e de roubos.

“Sem contar que neste mês tivemos o menor número de homicídios até agora, sendo apenas 34 em Curitiba, o que significa 30% a menos que o mesmo período de 2011”, afirma o coronel Souza.

Cronologia

O projeto de implantação das UPS começou por Curitiba, em março, com a instalação da primeira unidade no bairro Uberaba. Depois, os bairros Parolin, Cidade Industrial (vilas Verde, Sabará, Nossa Senhora da Luz, Caiuá e Sandra), Sítio Cercado, Tatuquara e Cajuru receberam o policiamento comunitário. Em outubro, o projeto começou a ser levado para o interior, com a instalaç,ão da 11.ª UPS, na zona norte de Cascavel, Oeste do Paraná.