Foto: Walter Alves/Tribuna

Grupo detido em oficina
em São José dos Pinhais.

O sistema de monitoramento por satélite que equipava o caminhão Volvo placa IKU-8793 (RS), roubado durante a madrugada de ontem, auxiliou a Polícia Militar a localizar o veículo e prender oito suspeitos em São José dos Pinhais. Foram detidos Glauber Ricardo Coghetto, 36 anos; Gilberto Soares de Oliveira, 24; José Carlos Soares e Oliveira, 45; Alex Douglas Pires, 23; José Maria Nilo dos Santos, 53; Paulo Alves Heinbug, 40, Vanderlei Ferreira, 22, e Cláudio José Pereira.

Cláudio é proprietário da oficina onde o caminhão foi localizado e garantiu que não sabia do esquema. Ele alegou que tinha sido procurado por um homem que lhe prometeu pagar R$ 3 mil para deixar um caminhão estacionado em seu estabelecimento por algumas horas.

O caso foi registrado na delegacia de São José dos Pinhais. De acordo com a PM, quatro dos detidos têm antecedentes criminais e um é condenado pela Justiça. Com o grupo foram apreendidos dois revólveres, calibre 38, um caminhão furgão e um Fiat Tempra, utilizados para concretizar o roubo da carreta e da carga de material fotográfico, avaliada em R$ 300 mil. A carga era transportada de São José dos Campos (SP) para Buenos Aires (Argentina).

O roubo do Volvo ocorreu por volta das 2h na rodovia BR-116, sentido São Paulo-Curitiba, aproximadamente dez quilômetros distante da Represa do Capivari. De acordo com o motorista do caminhão, Luiz Pereira, 47 anos, ele foi abordado por integrantes da quadrilha que estavam no caminhão furgão (placa BSG-9933, Carapicuíba-SP) e no Fiat Tempra (placa CEC-0643, Itapevi-SP). Dois homens armados renderam Luiz e o obrigaram a entrar no Tempra. O Volvo roubado foi levado pelos marginais para uma oficina de alinhamento de chassis de caminhões, situada no final da Rua Ângelo Moro Redeschi, em São José dos Pinhais.

Amarrado

Enquanto o caminhão era conduzido à oficina, o motorista foi levado pelos marginais para um matagal, em Piraquara, e abandonado descalço e com as mãos amarradas. "Pensei que iria morrer quando eles me mandaram entrar no matagal, seguir em frente e não olhar para trás", relatou Luiz. O motorista conseguiu andar até um posto de combustível e avisou a PM de Piraquara.

Como o caminhão roubado possui sistema rastreador via satélite e os bandidos não conseguiram desativá-lo, viaturas do 17.º Batalhão da PM e do Regimento da Polícia Montada (RPMont) iniciaram buscas pelo veículo até localizá-lo, por volta das 5h.

Bando da pesada

De acordo com dados da Polícia Militar, cinco presos são paulistas, um é natural do Rio Grande do Sul e dois são paranaenses. Vanderlei Ferreira foi denunciado por homicídio em Curitiba. José Carlos Soares de Oliveira teve prisão decretada em 2004 e, em 2005, acusado de roubo, teve outra vez a prisão decretada, em Registro, no interior de São Paulo. O segundo mandado foi cumprido em maio de 2005. Ele ainda tem procedimentos abertos por apropriação indébita, estelionato, roubo, e foi autuado em flagrante por roubo e formação de quadrilha, em 2005, e tem também flagrante em Carapicuíba, em janeiro de 2006, por tráfico. Alex Douglas Pires conta com passagens nos municípios paulistas de Carapicuíba, Conchal e Guarulhos, por roubo.

José Maria Nilo dos Santos tem uma extensa ficha criminal que inclui sete mandados de prisão, a maioria por roubo, expedidos pela Justiça das cidades paulistas de Vinhedo, Laranjal Paulista, Cajamar, Osasco, Carapicuíba, e da capital, São Paulo.