Quem passou pelas proximidades do Cemitério do Água Verde, na Avenida Água Verde, percebeu que muitos policiais militares estavam no bairro. Na manhã desta quarta-feira (1º), a PM deu início à “Operação Pagamento”, para garantir a segurança de quem vai receber o salário e de comerciantes da região.

continua após a publicidade

“A nossa ação é para evitar assaltos, mas também para mostrar para a população que a presença da polícia deve ser uma parceria com os moradores, que podem nos ajudar com denúncias”, explicou o tenente Cantador, 12º Batalhão.

A operação da PM tem parceria com o Conselho de Segurança (Conseg) do Água Verde, que através de um grupo do WhatsApp tem aumentado ainda mais a segurança dos moradores e comerciantes. “Desde a criação do grupo, a interação entre polícia, moradores e comerciantes faz com que informações e denúncias cheguem diretamente a quem devemos denunciar e também que o trabalho de polícia comunitária aconteça”, disse Paulo Roberto Goldbaun Santos, presidente do Conseg.

A região foi escolhida por se tratar de um trecho do bairro em que bandidos aproveitavam para roubar e furtar carros constantemente. (Foto: Aliocha Maurício)

Ainda de acordo com o presidente do Conseg, o Cemitério do Água Verde foi escolhido como local de início da operação, pois era um trecho do bairro em que bandidos aproveitavam para roubar e furtar carros constantemente. “E isso acabou depois que o verdadeiro sentido de polícia comunitária começou a existir, com os moradores denunciando e a PM agindo efetivamente. Podemos dizer que o número de assaltos e furtos aos veículos diminuíram para quase zero”.

continua após a publicidade

Um balanço em tempo real do trabalho dos policiais do 12º Batalhão deve ser divulgado assim que alguma ocorrência acontecer.