Polícia prende 7 em operação contra falsificadores

Sete pessoas foram presas durante a operação Holograma da Polícia Federal para desarticular uma quadrilha especializada em falsificar e distribuir notas falsas no Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Duas pessoas continuam foragidas. De acordo com a PF, os presos foram capturados em São Paulo. Foram apreendidas três armas e equipamentos usados para a falsificar o dinheiro.

As investigações tiveram início em dezembro do ano passado, mas há evidências de que esse grupo agia desde o ano 2000, conforme informou a PF.

A quadrilha agia de dois modos diferentes: além de confeccionar as cédulas falas, os líderes aliciavam pessoas, geralmente mulheres, para que efetuassem compras de baixo valor em pequenos comércios. Elas, então, entregavam o troco e o produto adquirido para os membros da quadrilha em troca de uma parte do valor obtido. O bando ainda vendia as cédulas em pacotes, mediante a troca de três notas verdadeiras por dez falsas.

Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de quadrilha armada, falsificação de moeda, introdução de moeda falsa no comércio e lavagem de dinheiro.