Polícia prende 24 por invasão de fazenda

Vinte e quatro pessoas foram presas ontem pela Polícia Militar (PM), depois de invadirem a Fazenda Rodeio, no município de Reserva do Iguaçu, na região centro-sul do Paraná.

Elas foram acusadas de esbulho possessório (invasão de propriedade), formação de quadrilha e porte ilegal de arma. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), as pessoas são integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Com o comando do major da PM Daniel dos Santos, além de PMs de Reserva do Iguaçu, policiais das cidades de Foz do Jordão e Segredo ajudaram na operação, resultando num efetivo de mais de 30 pessoas.

De acordo com a PM, em uma residência da fazenda foram abordadas três pessoas portando armas de fogo. Fuzil, espingarda, revólver e munição, além de alguns machados e facões foram encontrados com as pessoas detidas. O armamento apreendido e as 24 pessoas foram encaminhadas ainda ontem para a 14.ª Subdivisão Policial, em Guarapuava, onde foram ouvidas.

A mesma fazenda já havia sido invadida pelo movimento em 2005, até que a reintegração de posse foi feita no último dia 19 de agosto, quando 99 famílias ligadas ao MST foram retiradas. Desta vez, as pessoas chegaram novamente na fazenda por volta das 15h de domingo e a prisão ocorreu na madrugada de ontem.

Reincidência

Não é a primeira vez que integrantes do MST da região de Reserva do Iguaçu são acusados de porte ilegal de armas. No mês de junho, pelo menos 30 sem terra foram detidos após terem sido abordados por homens da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da PM. Na ocasião, de acordo com os policiais, o grupo se preparava para efetivar uma invasão na localidade de Vila Nova, próxima da região.

Além da Fazenda Rodeio, a maior ocupada pelo MST, outras quatro áreas rurais de Reserva do Iguaçu também tiveram a presença do movimento. A ocupação se estendeu para a área vizinha, a Fazenda Reserva, a Fazenda Jussara e a Fazenda Santa Maria. Todas as áreas ficam próximas à outra invasão do MST, a Fazenda Trombini, uma área de reflorestamento.