Polícia já realizou quase 100 prisões durante o ‘Viva o Verão’

A polícia já realizou quase 100 prisões em todos os municípios do Litoral desde o começo da Operação Viva o Verão 2009/2010 no dia 19 de dezembro. A principal incidência foi o tráfico de drogas com 21 presos seguido de embriaguez ao volante com 19.

As polícias Civil e Militar trabalham diariamente com operações conjuntas em todo o Paraná, principalmente no Litoral, com cerca de três mil policiais para combater o tráfico de drogas e outros crimes.

“Há muito tempo que a polícia trabalha para melhorar a Segurança Pública nas praias do Paraná. O combate as drogas e a embriaguez ao volante são os principais focos da polícia durante a temporada. O tráfico de drogas principalmente porque ele é um desencadeador de outros crimes como os roubos e furtos”, disse o coordenador-geral da Operação Viva o Verão e secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

A Força Samurai, grupo de elite da Polícia Militar que combate o tráfico de drogas, realizou diversas operação e só no primeiro dia prendeu quatro pessoas em Matinhos.

O grupo, juntamente com o Serviço Reservado da PM, já estava no Litoral, antes da temporada começar, para identificar os pontos de tráfico de drogas e realizar estas prisões.

“Estamos com policiamento ostensivo em todos os municípios do Litoral, além do interior, fazendo um trabalho muito intenso com o reforço no efetivo e assim prevenir a criminalidade”, disse o comandante operacional da PM da Operação Viva o Verão no Litoral, major Daniel Jacinto Berno.

Na temporada 2008/2009 foram presas 681 pessoas. O principal motivo foi o tráfico de drogas com 190 prisões, seguido de embriaguez ao volante com 124. “Ao todo foram apreendidos 70 quilos de drogas, destes 56 quilos foram de maconha”, disse o coordenador da Polícia Civil no Litoral delegado Valmir Soccio.