Pelo menos 18 pessoas foram presas ontem, em Quedas do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, acusadas de roubo de madeira extraída de forma ilegal em assentamentos do município.

continua após a publicidade

As prisões estão sendo efetuadas como parte da Operação Tolerância Zero, desenvolvida pela Polícia Federal (PF) em Cascavel, desde o final do ano passado.

O delegado da PF em Cascavel, Algacir Mikalovski, explica que as terras de onde foram retiradas as madeiras ilegais pertencem à União. Algumas já estão ocupadas por assentados e outras estão aguardando ordem judicial para que novos assentamentos sejam efetuados.

Segundo a PF, em alguns casos os criminosos chegaram a expulsar famílias que já estavam ocupando as áreas. “Nosso objetivo é focar na parte ambiental, não interessa para nós quem são os assentados”, comentou o delegado.

continua após a publicidade

Segundo ele, é difícil dizer quantos assentamentos ou quantos hectares de terra estão sendo atingidos pela operação. “É praticamente na cidade inteira, pois em Quedas há muitos assentamentos”, disse.

O delegado explicou ainda que os mandantes do roubo de madeira são madeireiros clandestinos da região, e que também são alvos da PF. Desde o início da operação, no ano passado, até agora já foram presas 25 pessoas acusadas de envolvimento com a quadrilha (sem contar com aquelas desta semana).

continua após a publicidade

Mikalovski informou que os acusados serão processados por diversos crimes, entre eles formação de quadrilha, crimes de degradação ambiental e receptação. Pelo menos 80 policiais participam da operação, que também tem auxílio da Força Verde, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).