Policiais federais da delegacia de Guaíra, no oeste do Estado, apreenderam aproximadamente oito toneladas de maconha, na madrugada de ontem, na cidade de Iguatemi, no estado vizinho do Mato Grosso do Sul. Ninguém foi preso. Segundo a PF, esta foi a maior apreensão da droga no País feita neste ano.

Segundo informações da PF de Guaíra, policiais receberam denúncia anônima dando conta que, num posto de combustíveis, havia um caminhão abandonado. Os agentes se deslocaram até o posto para checar a informação e lá encontraram um caminhão Scania 1115, placa de Guarapuava, região central do Estado, que estava supostamente carregado com grãos de milho.

Após revista, os policiais encontraram a droga escondida na carga. O caminhão foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra. A pesagem do carregamento foi finalizada na tarde de ontem e totalizou 7.880 quilos.

PM

Após a criação do Programa Narcodenúncia 181, da Polícia Militar do Paraná, foram apreendidos mais de 510 toneladas de maconha. O programa foi criado em 2003.

Segundo o coordenador estadual do programa, coronel Jorge Costa Filho, os números representam apenas operações feitas após o recebimento da denúncia e que resulta na concreta apreensão da droga. Ficam fora dessa estatística as operações realizadas por policiais em patrulhamento ou no cumprimento de mandados de buscas e apreensões.