Cerca de 20 policiais civis participaram do desfile em comemoração a Independência do Brasil na manhã desta segunda-feira (7), em Foz do Iguaçu. O evento teve a participação especial de policiais que fizeram uma demonstração de rapel tático, modalidade que é ensinada durante os treinamentos especiais da polícia.

De acordo com o delegado adjunto da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, Amarildo Antunes, a apresentação foi feita com o objetivo de mostrar o treinamento que os policiais realizam na cidade, que serve principalmente para acessar locais de difícil acesso.

“Durante o desfile que contou com 10 viaturas da polícia na Avenida Paraná, em frente ao palanque oficial, tivemos a demonstração de rapel tático no edifício Ouro Fino. Essa modalidade consiste na descida com cordas de uma elevação. Normalmente é praticada com o objetivo de chegar a um local de difícil acesso, explicou o delegado.

Ainda segundo o delegado, o policial que fez a demonstração é o investigador Afonso Ninja, que possui mais de 88 cursos na área policial. “A idéia da apresentação foi mostrar o nosso treinamento. Por isso também teremos durante todo o evento um stand para demonstrar o uso dos equipamentos, materiais, e operações desenvolvidas pela polícia”, explicou o investigador.

Após o desfile a polícia segue com outras apresentações de rapel e faz também um trabalho de orientação a comunidade por meio da entrega de folders e explicações. “Nosso objetivo com esse trabalho é aproximar a comunidade da polícia”, afirmou o delegado.