Polícia do Paraná prende hacker em flagrante

Pela primeira vez um hacker – “pirata virtual” – foi preso em flagrante no Brasil. O empresário João Augusto Fernandes, 20 anos, foi surpreendido por policiais da Delegacia de Estelionato, em seu escritório, quando comprava dois videogames modelo Play Stations, com cartão de crédito alheio, via internet. Para isto, ele foi auxiliado por um “amigo”, que reside na República Tcheca. O rapaz, que é proprietário da Security Networks, situada na Rua Carlos de Carvalho, 417, trabalha com segurança de redes de computadores.

João Augusto foi autuado por estelionato pelo delegado Agenor Salgado. No escritório dele foram apreendidas 137 páginas contendo informações de cartões de crédito diversos e gravada uma conversa pela Internet com uma pessoa, que o auxiliava no exterior. “Ainda não sabemos como ele conseguia, mas este rapaz tinha informações de mais de dois mil clientes de cartões internacionais de créditos”, ressaltou o delegado.

Golpe

De acordo com a polícia, João repassava as informações para uma pessoa que está no exterior, que por sua vez, solicitava equipamentos de informática e outros produtos. Após fazer a compra via on-line, o golpista solicitava que a encomenda fosse entregue em Curitiba. “Geralmente, eles mandavam entregar em residências desocupadas, que estão para vender ou alugar. Quando o Sedex chegava, identificavam-se como se fossem o comprador, assinavam o documento e recebiam a mercadoria”, explicou o delegado.

Salgado acredita que o golpe está sendo aplicado há um ano.

Voltar ao topo