Equipes do Núcleo de Repreensão a Crimes Econômicos (Nurce), da Polícia Civil, cumprem mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (8) contra uma quadrilha envolvida em comércio ilegal de ouro em Curitiba e em Paranaguá, no Litoral do Paraná. Ao todo, foram expedidos pela Justiça 40 mandados judiciais. Sete pessoas foram presas.

continua após a publicidade

Os alvos da operação, batizada de “Comendador”, são ourives que atuam clandestinamente no mercado. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, até às 11h15, foram apreendidos R$ 14,5 mil em dinheiro, joias, um revólver calibre 32, munições de calibre 380, cilindro de gás e demais equipamentos usados para derreter ouro.

Segundo o Nurce, o ‘modus operandi’ dos integrantes da quadrilha era “simples”: eles adquiriam as joias e as derretiam imediatamente para que o ouro não pudesse ser rastreado. Depois, revendiam o material para outros estabelecimentos.

As investigações que levaram às prisões se iniciaram há quatro meses, após solicitação da Associação dos Relojoeiros e Joalheiros do Estado do Paraná. Os alvos da operação são investigados pelos crimes de associação criminosa, receptação, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

continua após a publicidade

Os trabalhos desta quinta-feira mobilizam 70 policiais civis e envolvem também equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nuciber).