PM recebe 23 viaturas blindadas

A Polícia Militar recebeu ontem 23 viaturas blindadas. Essa é a primeira vez que a PM do Paraná utiliza carros blindados. O investimento na compra e blindagem das viaturas foi de R$ 621 mil. As viaturas resistem a tiros de revólveres com calibre até 357 magnum e pistolas até 9 milímetros.

O coronel Foltran disparou seis tiros: três com revólver calibre 38 e três com uma pistola 9 milímetros. As balas ficaram alojadas na porta sem ultrapassá-la. Os tiros efetuados com a pistola 9 milímetros chegaram a estilhaçar um vidro, mas sem perfurá-lo. As viaturas receberam blindagem de nível dois, ou seja, nas portas dianteiras, nos vidros laterais dianteiros, no pára-brisa dianteiro e na placa entre o motor e o painel do carro. A Polícia Militar fez um estudo técnico para decidir qual nível de proteção os veículos receberiam. “Para a nossa realidade é o ideal. Não havia necessidade de uma blindagem mais ampla”, explicou o secretário da Segurança Pública, José Tavares.

As novas viaturas serão usadas como apoio em situações de confronto e no patrulhamento preventivo em locais de alto risco. “É uma blindagem escudo, que forma um casulo de sobrevivência para os policiais”, explicou o comandante da 4.” Companhia da PM em Colombo, capitão Marcos Menegolo, que receberá um dos carros. Do total de viaturas, 17 serão usadas em Curitiba e Região Metropolitana. As outras seis irão para o interior, nas cidades com maior número de ocorrências, como Foz do Iguaçu e Londrina.

Além das viaturas, também foram entregues para a Polícia Militar 3.725 coletes à prova de balas; 375 escudos e 375 capacetes para situações de confronto e tumulto; 2.375 pares de algemas; 7,5 mil cintos de guarnição; mil tonfas, e 225 detectores de metal. O valor gasto na compra desses materiais foi de R$ 834 mil.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.