Dentro de no máximo 30 dias a Polícia Militar deverá dar uma resposta à comunidade no que diz respeito ao combate ao tráfico de drogas na Vila Nossa Senhora da Luz. A promessa foi feita pelo atual comandante da PM, coronel Mário Sérgio Nicolau, após denúncia divulgada na edição de ontem da Tribuna. Além de tomar algumas providências imediatas, como aumentar o número de viaturas em ronda pela região e mudar as equipes que antes eram responsáveis pelo policiamento na área, o oficial também garantiu que irá realizar operações integradas com o Judiciário, promotorias e Polícia Civil, para prender os responsáveis pelo comércio de entorpecentes.

Um mapa com os endereços e nomes dos principais fornecedores de cocaína, crack e maconha da Vila Nossa Senhora da Luz foi entregue pela Tribuna às autoridades competentes, há sete meses. Porém até agora nenhuma providência havia sido tomada. De acordo com o coronel Nicolau, a Companhia de Polícia de Choque havia enviado o material para a Promotoria de Investigação Criminal (PIC), para que através dela fossem conseguidos mandados de busca e apreensão para que as casas citadas pudessem ser revistadas. Mas os mandados também não foram expedidos.

Rigor

Assegurando que a polícia vai agir com rigor com esta e todas as demais denúncias que lhe forem apresentadas, o comandante da PM determinou, ontem mesmo, que equipes da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone), da Companhia de Choque e do batalhão da área da Vila Nossa Senhora da Luz passem a efetuar rondas mais seguidas na região.

Como há suspeita de envolvimento de policiais (civis e militares) com os traficantes, também foram remanejadas as equipes de PMs que anteriormente patrulhavam a área. “Vamos mudar todos os policiais e a situação será investigada”, afirmou Nicolau.

Outra providência a ser tomada será o trabalho chamado de “defesa social”, que congrega também órgãos da Prefeitura Municipal, Vara da Infância e da Juventude e outros. “Precisamos interagir com outros órgãos e com a comunidade local para juntos buscarmos uma solução. A comunidade não vai ficar sem uma resposta”, garantiu o comandante.

continua após a publicidade

continua após a publicidade