A Polícia Militar do Paraná vai intensificar a segurança no litoral do Estado durante o Carnaval com o uso de quatro caminhões denominados Centros de Comando e Controle Móveis. Os veículos serão usados em Guaratuba, Matinhos/Caiobá e em dois pontos de Pontal do Paraná – Ipanema e Santa Terezinha.

continua após a publicidade

Para garantir o uso eficiente das unidades móveis, dezenas de policiais militares foram capacitados durante quatro dias para utilizarem os veículos. “Os integrantes da corporação aprenderam a operar os equipamentos de videomonitoramento para que nada passe aos nossos olhos no Carnaval do litoral”, disse o major Robson Lima, da Diretoria de Tecnologia e Informação da Polícia Militar, responsável pela capacitação das equipes.

Os caminhões, entregues pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, foram recebidos para serem usados na Copa do Mundo, mas serão utilizados neste Carnaval como projeto piloto.

“Com isso, vamos dominar a operação dos equipamentos e identificar detalhes que precisam ser vistos antes de um grande evento como a Copa”, destaca o major.

continua após a publicidade

Os caminhões possuem câmeras com tecnologia de infravermelho, televisores e telefones e terão geradores de uma rede sem fio (wi-fi). Eles também são adaptados com sistemas de comunicação, videomonitoramento e de gestão de eventos.

“Trata-se de uma plataforma elevada que nos permitirá observar toda a movimentação dos locais de aglomeração de pessoas. Como têm rádios integrados com as viaturas, podemos repassar as situações e agir de maneira bem rápida em qualquer circunstancia identificada”, explica o major Robson.

continua após a publicidade

Nos quatro locais do litoral escolhidos para receberem os caminhões durante o Carnaval haverá uma parceria com as prefeituras para que as câmeras da cidade possam ser integradas aos Centros de Comando e Controle Móveis.

“Além da parceria com as prefeituras, temos parceria com Copel, Sanepar e com outras forças de Segurança Pública como a Polícia Federal e a Guarda Municipal”, conta.

Antes do Carnaval os caminhões serão levados novamente ao litoral para serem feitos os ajustes necessários. “Assim, nos dias de folia estaremos preparados e em pleno funcionamento”, garante o major. Os caminhões foram testados e os policiais capacitados de quinta-feira (06/02) a domingo (09/02).

Copa 2014

O major explica que durante a Copa do Mundo os caminhões serão usados próximo à Arena da Baixada, estádio onde vão acontecer os jogos do Mundial, em Curitiba, e no entorno de locais em que serão realizados outros eventos organizados pela a Fifa.

“Com esses caminhões nós teremos a coordenação direta no Teatro de Operações, nome técnico das ações que ocorrem na área de evento”, afirma o oficial.