A Polícia Militar coloca à disposição da população diferentes números de telefones que podem ser usados em caso de emergências ou de denúncias. Há números que podem ser utilizados em todo o Estado, como é o caso do telefone para chamadas de emergência 190 ou o número de atendimento do Batalhão Rodoviário da PM, que é o 198. Outros dependem da localidade em que a pessoa está. "É importante que o usuário observe qual o número que deve utilizar, para evitar ligar para um número inexistente e correr o risco de esperar por um atendimento", avisou o comandante da Operação Verão pela PM, tenente-coronel Antônio Aurélio Chaves da Conceição.

Para acionar a PM, em qualquer município do Paraná, basta ligar 190. Para obter o atendimento do Corpo de Bombeiros, o solicitante que está em Curitiba e na Região Metropolitana deve ligar 190. No litoral e outras cidades, o número a ser discado é o 193. De qualquer lugar do Estado, para acionar o Batalhão Rodoviário da PM, é só discar 198.

Denúncias de agressão ao meio ambiente ou qualquer tipo de crime que tenha conotação ambiental podem ser feitas para a Força Verde. O telefone é o 0800-6430304.

A Secretaria da Segurança Pública mantém uma força-tarefa onde a PM, a Polícia Civil e órgãos como a Vigilância Sanitária e Ministério Público atuam em conjunto em operações de vistoria. No litoral, denúncias podem ser feitas pelo telefone (41) 473-3557.

A Coordenação da Polícia Civil na Operação Verão está atendendo pelo telefone (41) 453-9494. "Através deste número recebemos todos os tipos de denúncias e também informações que a população possa estar repassando para nos ajudar na solução de crimes que, porventura, aconteçam", afirmou o delegado Luiz Carlos de Oliveira, coordenador da Polícia Civil no litoral.