Com ações integradas e de inteligência, o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), pertencente ao 3º Comando Regional da PM (3º CRPM), conseguiu apreender 80 kg de cocaína e um helicóptero, que era usado para transportar a droga. A droga foi apreendida na manhã de sexta-feira (6) em Campo Mourão e o helicóptero na manhã de sábado (7), após ser abandonado pelos suspeitos numa fazenda em Campo Mourão.

Segundo o comandante do 11º BPM, major Wanderley da Silva Castro, os trabalhos para apreender a aeronave começaram na sexta-feira (6). O helicóptero, de cor vermelha, foi visto tentando pousar no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), no município de Mamborê (PR). “Uma viatura foi até o local para verificar o que a aeronave estaria fazendo ali. Os policiais anunciaram a abordagem, mas o helicóptero fugiu”, disse.

A aeronave tentou pousar outras duas vezes, uma vez próximo ao posto de pedágio em Mamborê e uma segunda tentativa em uma fazenda de Campo Mourão. “Nas tentativas de pouso, os policiais chegavam para abordar o helicóptero, mas imediatamente ele decolava”, afirma o major Castro.

Na terceira tentativa de pouso em Campo Mourão, a aeronave deixou 73 tabletes de cocaína, totalizando 80,375 kg de droga. As equipes continuaram nas buscas pelo helicóptero, quando na manhã de sábado (7), os policiais receberam informações de que o helicóptero estava abandonado em uma área rural.

As equipes do 11º BPM se deslocaram até lá e encontraram a aeronave. O local foi isolado e o helicóptero foi recolhido para o pátio da unidade, para depois ser encaminhado até a delegacia da Polícia Federal de Maringá, para que as medidas necessárias fossem tomadas.