Plano tenta combater uso de drogas no Paraná

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania realiza na terça e quinta-feira (14 e 16), o Curso de Sensibilização e Mobilização Social para Multiplicadores de Ações Preventivas ao Uso Indevido de Drogas. O curso faz parte do Plano de Ação Intersecretarial Antidrogas e tem como objetivo estudar ações conjuntas entre as secretarias de Estado, que venham a reduzir os danos provocados pela utilização indevida de drogas, assim como propiciar o tratamento e a reinserção social das pessoas que as consomem.

“Queremos fazer um grande projeto preventivo desse que é um dos piores males que atingem a sociedade, a dependência química”, observa o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello. O curso pretende capacitar dois funcionários de cada secretaria e terá duração de oito horas, divididas em módulos de duas horas cada e será realizado na sede da secretaria, na Rua Inácio Lustosa, 700, em Curitiba.

Reflexão

“O curso pretende buscar a reflexão sobre alguns aspectos referentes à prevenção ao seu uso indevido de entorpecentes, visando uma melhor qualidade de vida na comunidade”, explica o médico Carlos Fiorucci, coordenador do projeto. De acordo com ele, estudos e pesquisas epidemiológicas realizadas no País demonstram que o consumo de álcool e outras substâncias psicoativas vem cada vez mais assumindo importância na sociedade. “A prevenção não envolve só a repressão. A questão é mais profunda, pois envolve lidar com valores da cidadania, da ética e da educação. Devemos lançar mão de todos os meios possíveis para conseguir isso”, diz.

Além de mostrar a estrutura disponível no estado como mediador das ações de prevenção, tratamento e repressão em relação ao uso indevido de drogas, o curso também abordará a maneira de lidar com o dependente e com as substâncias que causam dependência, tratamento e formas de reabilitação, além de propor a organização de projetos em conjunto com as secretarias participantes.

Voltar ao topo