A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, a Operação Progresso, no combate ao tráfico internacional de drogas. Durante a operação, da qual participaram 80 policiais federais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão a serem cumpridos nos municípios de Passo Fundo/RS, Erechim/RS, Porto Alegre/RS, Caçador/SC e Foz do Iguaçu/PR.

A Operação Progresso teve início no mês de julho de 2011, cerca de oito meses de investigação os policiais federais prenderam 14 pessoas em flagrante, realizaram a apreensão de aproximadamente 37kg de cocaína, 332 kg de maconha e 11 veículos.

Foi constatado que praticamente duas famílias atuavam no tráfico de drogas. Um homem, sua mãe e esposa traficavam drogas no Bairro Progresso, em Erechim. Em Foz do Iguaçu e Caçador um pai e dois filhos foram presos, sendo que um terceiro filho já havia sido preso em janeiro deste ano com 11kg de cocaína.

Um homem assassinado a tiros na semana passada no município de Erechim também era investigado durante a operação. Ele morava em Erechim, e era proprietário de um lava a jato de veículos, no Bairro Progresso.

Dos mandados de prisão, 19 foram cumpridos com êxito. Um homem de nacionalidade paraguaia está foragido e está sendo procurado pela Interpol.