PF faz a maior apreensão de erva no ano

A Polícia Federal fez anteontem à noite a maior apreensão de maconha deste ano no País. São 12,7 toneladas da droga, que estavam escondidas num carregamento de madeira que tinha como destino Umuarama. O motorista da carreta, Vandercélio da Silva, que mora em Iporã, foi preso em flagrante pela delegacia da PF de Dourados (MS). Ele disse desconhecer a presença da erva na carga. De acordo com a PF, a apreensão ocorreu na rodovia MS-386, no município de Tacuru, na fronteira com o Paraguai. A carreta usada no transporte da droga tinha a placa de Guaíra (PR). A polícia não conseguiu apurar de quem era a maconha que estava prensada em forma de tabletes.

A apreensão aconteceu no penúltimo dia da Operação Aliança 9, desencadeada no final de semana pelas polícias federais de Mato Grosso do Sul e do Paraguai. A assessoria da PF informou que o resultado dos trabalhos desenvolvidos na região de fronteira só será divulgado hoje.

Na Operação Aliança 9 estão sendo utilizados inclusive dois helicópteros e um caminhão-tanque. Até hoje, os policiais haviam destruído 265 hectares de plantações de maconha em propriedades localizadas no Brasil e no Paraguai, nas regiões de Seriguelo, Cerro Sarandy e Sanga Puitã. Além disso, foram destruídos 59 acampamentos utilizados pelas quadrilhas que estavam cultivando a maconha.

O superintendente regional da PF, Vantuir Jacini, disse que muitas propriedades localizadas na região de fronteira que estão sendo usadas para o plantio da maconha pertencem a brasileiros.

Voltar ao topo