O Departamento de Policia Federal por meio de sua Delegacia em Londrina deflagrou na manhã desta terça-feira (12), após quatro meses de investigações, a Operação Urutau (espécie de pássaro noturno), destinada a desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas entre a fronteira com o Paraguai e Bolívia e a região Sudeste do Brasil.

continua após a publicidade

As investigações, que tiveram início no mês de março de 2014, quando foi identificado um grupo de pessoas residentes na cidade de Umuarama, que estaria utilizando vários ônibus e caminhões para transportar em “fundos falsos”, grandes remessas de maconha enviadas do Mato Grosso do Sul e grandes remessas de cocaína enviadas de Rondônia para os Estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o avanço das investigações, foi identificada uma ampla rede internacional de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama, dedicada a adquirir grandes quantidades de maconha, cocaína, munições e armas de fogo e colocá-las em território brasileiro pela fronteira do Paraguai com o Estado do Mato Grosso do Sul e da Bolívia com o Estado de Rondônia, enviando as drogas e outros ilícitos para os grandes centros consumidores, em especial na região do sudeste brasileiro (SP e RJ).

Durantes os quatro meses de investigações, foram efetuadas sete prisões em flagrante em quatro municípios de dois Estados (MS e SP) e apreendida uma grande quantidade de drogas, armas, munições e veículos. Ao todo, foram 3.279 quilos de maconha; 401 quilos de cocaína; oito quilos de haxixe; 321 munições; uma carabina; uma pistola e cinco veículos (um automóvel, dois caminhões e dois ônibus).

continua após a publicidade

Com essa ação o Departamento de Polícia Federal espera ter desarticulado uma organização criminosa responsável pela internação de toneladas de drogas em território brasileiro, demonstrando o esforço diuturno no combate ao flagelo do tráfico de drogas e na proteção das nossas fronteiras, trazendo mais segurança aos nossos cidadãos.

continua após a publicidade