Penitenciária vai virar cadeião em Piraquara

O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e a cúpula da Polícia Civil do Paraná visitaram na manhã de ontem a Penitenciária Metropolitana de Piraquara (PMP), na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo da visita foi conhecer as instalações da prisão, que foi inaugurada em dezembro do ano passado, mas permanece fechada.

A intenção é transformar a penitenciária em um “cadeião” e utilizar o espaço para abrigar os presos dos distritos de Curitiba e delegacias de municípios vizinhos. De acordo com Delazari, os últimos acertos – pessoal, alimentação e colchões – para a ativação da PMP estão sendo finalizados. Uma das propostas em discussão prevê a contratação de policiais aposentados para administrar a PMP. “São profissionais que têm experiência para lidar com detentos”, afirmou Delazari.

A administração do presídio, que fazia parte do Departamento Penitenciário (Depen), ligado à Secretaria de Estado da Justiça, foi repassada, mediante autorização do governador Roberto Requião, para a Secretaria da Segurança Pública há cerca de uma semana, com o objetivo de resolver o problema da superlotação carcerária na capital.

Com uma capacidade inicial para 450 presos condenados, a PMP poderá abrigar até 800 presos provisórios, segundo previsão da Secretaria da Segurança Pública. A penitenciária possui 108 celas, galpões para três oficinas de trabalho e quartos para visitas íntimas, além de espaços destinados a salas de aula, biblioteca e para atendimento e tratamento médico, odontológico, social e jurídico. Os presos também contariam com uma área para banho de sol e prática de esportes.

Voltar ao topo