As torturas sofridas por uma moradora do município de Araucária, que além de ser espancada era enclausurada na própria casa pelo marido, terminaram depois que policiais militares a resgataram. O marido dela, o pedreiro João Maria Przebeovicz, 35 anos, foi preso em flagrante, enquanto trabalhava em uma construção, em Curitiba.
Na quarta-feira os policiais militares receberam a informação que a mulher estava trancada na lavanderia e, quando chegaram à residência, arrombaram a porta e a resgataram. A vítima estava com vários hematomas no corpo. Levada à Delegacia da Mulher para prestar depoimentos, ela contou que era mantida no cômodo desde o último domingo.
Assim que soube do caso, a superintendente da Delegacia da Mulher, Juliana Moschetta, e sua equipe foram até a obra, na Vila Isabel, onde João Maria trabalhava. ?Nós o prendemos em flagrante e até o mestre-de-obras se surpreendeu, pois não imaginava que seu funcionário fosse capaz de fazer isso?, contou Juliana.
Bebedeira
Segundo o relato da mulher, ela é casada há 8 anos e tem uma filha de 6, que era levada pelo marido à casa de vizinhos antes de ele ir trabalhar.
?Ele saía cedo de casa, a trancava e levava a criança para os outros cuidarem. Quando voltava, João Maria abria a porta para a mulher tomar banho e, depois, a enclausurava novamente. Ela dormiu três noites sobre o piso, sem colchão ou cobertor. Por medo, ela se manteve em silêncio durante estes dias?, relatou Juliana.
De acordo com o delegado Agenor Salgado, da delegacia local, que autuou João Maria pelos crimes de tortura e cárcere privado, o detido alegou que sua mulher é alcoólatra e, por isso, teria se trancado sozinha no cômodo. Ele disse ainda que ela caiu e por isso se machucou. ?O que sabemos é que ele tinha ciúmes e, para evitar ser traído, a deixava na lavanderia e levava a chave?, finalizou o delegado.


