A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná recebeu, só neste mês de novembro, 147 presas que estavam no 9º Distrito Policial e no Centro de Triagem 1, unidades policias localizadas em Curitiba e administradas pela Secretaria da Segurança Pública. Elas foram transferidas para a ala da Penitenciária Central do Estado (PCE) destinada a mulheres.

A primeira transferência, no dia 6, foi de 67 detentas que estavam no 9° Distrito. Nos dias 12, 13 e 14 foram transferidas as outras 80 presas do CT 1. A secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, informa que, gradativamente, o sistema penitenciário vai receber todas as mulheres encarceradas em delegacias do Paraná, e que a ala feminina da PCE terá capacidade para abrigar 600 presas quando estiver completamente reformada.

Na terça-feira (13), Maria Tereza visitou o local que está passando por reformas internas e onde também está sendo construído um muro para separar a unidade feminina da masculina. A ala destinada a mulheres será independente e terá acesso próprio.