enkontra.com
Fechar busca

Painel do Crime

Paraná vai testar novo sistema para monitoramento de presos

  • Por Ae Notícias

O governador Roberto Requião anunciou, durante a reunião da Operação Mãos Limpas desta segunda-feira (26), que o Paraná vai testar novo sistema de rastreamento de presos em regime semi-aberto, com uso de tornozeleiras, cujo dispositivo foi desenvolvido pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento). ?Essa nova tecnologia deve ajudar muito no monitoramento dos preso?, afirmou o governador.

Desenvolvido pela empresa Spacecomm Comunicações e Tecnologia Ltda., o Sistema de Acompanhamento de Custódia (SAC24) usa o dispositivo desenvolvido pelo Lactec. Para o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o equipamento deve colaborar muito com a polícia. ?Caso algum preso de regime semi-aberto fuja, poderá ser localizado mais rapidamente, mas vamos aguardar os testes para conhecer o sistema na prática?, afirmou Delazari. Não foi estabelecia data para início dos testes.

O proprietário da empresa Spacecomm, Sávio Bloomfield, mostrou com o funciona a tornozeleira durante a reunião. De acordo com Bloomfield, o sistema já está sendo testado em outros estados. ?A tornozeleira é muito segura. Caso o preso resolva cortá-la, automaticamente, o alarme é acionado na central, que informa onde o preso está?, disse.

Segundo ele, o equipamento é antialérgico, à prova de água e muito resistente. O sistema mapeia a movimentação de presos, com alertas quando da transgressão de regras comportamentais definidas pela autoridade responsável. O sistema é composto por uma central de processamento, armazenamento e gerenciamento de informações, unidades portáteis de rastreamento e tornozeleiras que se comunicam entre si através de ondas de rádio e com a central de gerenciamento através da comunicação de dados por celular (GPRS).

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas