Ouvidoria combate caça-níqueis

A Ouvidoria das Polícias do Estado, acompanhada das polícias Civil e Militar, está combatendo as máquinas caça-níqueis, que, apesar da proibição, continuam presentes em estabelecimentos de todo o Paraná.

Desde o início do ano, já foram apreendidas 850 máquinas e mais de oitenta pessoas envolvidas com o esquema já foram presas. ?Não estamos dando descanso. Através de denúncias ou investigações, chegamos aos locais onde as máquinas estão presentes?, diz o ouvidor Luiz Bordenowski. Ele lançou o plano de combate às máquinas após constatar, no ano passado, que muitos estabelecimentos estavam substituindo as máquinas de fliperama por caça-níqueis?, diz.

O carro-chefe no processo de combate às máquinas é a conscientização dos usuários e proprietários dos estabelecimento. ?Através de perícia, ficou provado que as chances de ganhar numa máquina são mínimas, ainda mais levando-se em conta que o dinheiro contido nelas é retirado todo o dia?, diz. Ele defende que o usuário nada mais é do que logrado. ?Os donos das máquinas se aproveitam da ingenuidade das pessoas, que pensam, que podem conseguir um dinheiro fácil. Mas só quem sai lucrando são os donos das máquinas?. O prejuízo aos donos dos estabelecimentos consiste no fato de que além de correrem o risco de ir para a prisão, ficam com parte pequena do lucro. ?No caso dos donos de lotéricas, eles podem até mesmo perder a autorização de funcionamento.?

O plano de combate desenvolvido pela ouvidoria visa ainda reprimir a invasão do crime organizado de outros estados, especialmente do Rio de Janeiro. ?Eles vêem no Paraná um ótimo mercado para investimento. Não podemos permitir que eles entrem aqui para prejudicar a população e praticar um ato ilícito?, diz o ouvidor.

Para o recebimento de denúncias, a ouvidoria criou uma linha direta, através da qual a pessoa não precisa se identificar para indicar o local onde há uma máquina em operação. O número é 0800-410090. As denúncias também podem ser feitas através do e-mail ouvipol@pr.gov.br. Mais informações sobre as ações da Ouvidoria podem ser obtidas no site www.pr.gov.br/sesp.

Voltar ao topo