enkontra.com
Fechar busca

Painel do Crime

Susto

Operários encontram granada enterrada em construção no CIC

O serviço de fundação parou a poucos centímetros do artefato

  • Por Fernanda Deslandes

Pela segunda vez em uma semana, uma granada foi encontrada na região de Curitiba. Desta vez, a obra de fundação parou a poucos centímetros do artefato, que poderia ter explodido caso fosse tocado de maneira incorreta.

A granada estava enterrada em um terreno onde acontece uma construção no final da Rua Eduardo Sprada, próximo ao Contorno Sul, na Cidade Industrial de Curitiba, e foi localizada às 8h30.

A Polícia Militar foi acionada, e solicitou apoio do Esquadrão Anti Bombas do Comando de Operações Especiais (Coe). De acordo com o Cabo Lopes, tratava-se de uma granada de fragmentação com raio letal de 15 metros.

Caso as máquinas de escavação da fundação da obra tocassem a granada, ela poderia ter explodido. ‘Utilizamos um procedimento padrão e ela foi neutralizada. Detonou com segurança no local, e fragmentou-se completamente. Agora não apresenta mais risco‘, explica o cabo.

Na manhã de quarta-feira (15), uma granada também do exército brasileiro, porém mais nova do que esta da CIC, foi encontrada exposta em um terreno baldio que pegava fogo próximo ao terminal de ônibus do Centro de São José dos Pinhais.

Por sorte o fogo, que poderia ter iniciado a explosão do artefato, foi apagado antes de alcançar a granada. O mesmo procedimento de neutralização foi adotado pelo Esquadrão.

O cabo explica que, ao contrário do terreno de São José dos Pinhais, a área da CIC e várias outras no Sítio Cercado, por exemplo, já foram áreas de treinamento do Exército há muitos anos, por isso é freqüente a localização de materiais que não foram utilizados.

A recomendação é de que qualquer objeto suspeito seja isolado e a Polícia Militar seja imediatamente acionada através do telefone 190. ‘A equipe verificará o risco e acionará o Esquadrão se houver necessidade‘, lembra o cabo Lopes.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Últimas Notícias

Mais comentadas