Operação quer barrar exploração ilegal de recifes de corais brasileiros

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou ontem a Operação Nautilus, para reprimir a extração, comércio e exportação ilegais de fragmentos de recifes de corais brasileiros, destinados ao mercado nacional e internacional de aquários. Os policiais estavam com 14 mandados de prisão temporária, 64 de busca e apreensão e 53 de condução coercitiva em 11 estados e no Distrito Federal. Foram feitas buscas na Alemanha, Holanda e Dinamarca e instauradas investigações no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França e Argentina.

Em Curitiba, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva, nos quais os suspeitos foram levados para a sede da PF para prestar depoimento, e liberados em seguida. Os mandados foram cumpridos em lojas de aquários localizadas no Centro, Umbará, Água Verde, Rebouças, São Braz, Jardim das Américas e Capão da Imbuia.

Em cinco lojas, foram apreendidos corais. Por eles serem muito frágeis precisam ficar na água o tempo todo , a PF optou por apreender apenas amostras (cerca de 5% a 10% do que encontraram) e cadastrar o restante, deixando os corais nas próprias lojas. ?O próximo passo é descobrir quem trazia os corais para o Estado e se daqui partia algum material para o exterior?, disse o chefe de Comunicação da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Altair Menosso da Costa.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.