Operação prende quadrilha que desviava fertilizantes

A Polícia Civil desmantelou uma quadrilha especializada no desvio e receptação de fertilizantes oriundos de empresas que trabalham no porto de Paranaguá, no litoral do Estado. A prisão de 11 integrantes da quadrilha é resultado da operação “Big Bag”, deflagrada por policiais da 1ª Subdivisão policial (SDP), na manhã desta terça-feira (21).

Ao todo foram expedidos 14 mandados de prisão preventiva pela 2ª Vara Criminal de Paranaguá. Dentre os mandados já cumpridos estão os dos chefes da quadrilha e de dois receptadores de Castro, considerados os principais produtores rurais da região.

De acordo com o delegado Rômulo Contin Ventrella, que coordenou a operação, somente nos desvios investigados, a quadrilha gerou um prejuízo em torno de R$ 260 mil para as empresas que faziam o transporte das cargas. A polícia não descarta, entretanto, um valor superior ao contabilizado.

De acordo com a polícia, a quadrilha agia em várias regiões do Estado, principalmente na cidade de Paranaguá. Segundo as investigações, os integrantes da quadrilha aliciavam os caminhoneiros que transportavam cargas de adubos com elevado valor de mercado. Os caminhoneiros eram persuadidos a desviarem a mercadoria para receptadores de várias regiões do Estado.