Informações da agência local de inteligência somada a denúncias anônimas fizeram policiais da Rotam do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde desencadearem uma operação nesse final de semana na qual foram apreendidos 50 pássaros silvestres e materiais utilizados para caça e cativeiro de pássaros.

continua após a publicidade

Os policiais ambientais realizaram apreensão de 20 pássaros em São José dos Pinhais, sob posse de um indivíduo reincidente no crime tipificado no artigo 29 da lei 9.605/98, que diz respeito à caça, perseguição e apanha de animais silvestres.

Junto com o infrator foi apreendido dois pássaros Pixoxós, cuja multa é de R$ 5.000,00 cada. Já em Almirante Tamandaré, foi realizada apreensão de mais 30 pássaros, dentre eles um papagaio, pintassilgo e trinca-ferro.

Foram lavrados 10 termos circunstanciados e os infratores responderão na justiça pelo crime cometido. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e serão assistidos até sua reabilitação ao meio ambiente se houver condições.

continua após a publicidade