Após denúncias e reclamações de moradores e comerciantes que frequentam e trabalham na tradicional feira no bairro Água Verde, a Polícia Militar em conjunto com órgãos ligados a Prefeitura de Curitiba realizaram a operação “Feira segura”, na noite de ontem. Foram apreendidas buchas de maconha e adolescentes e jovens encaminhados ao Ciac Sul e a Delegacia do Adolescente.

continua após a publicidade

De acordo com o tenente Cantador, do 12.º Batalhão da Polícia Militar, muitas reclamações chegavam à polícia, todas relacionadas a desordem. “A operação visa restabelecer a ordem pública, para que a população possa ir e vir tranquilamente”, afirma. A intenção é que haja policiamento fixo toda semana no entorno das ruas próximas a feira, principalmente na Rua Mato Grosso, onde não circulam veículos, o que favorece a aglomeração dos jovens.

A moradora Vanessa Sedschlag, 39 anos, mora na rua onde são montadas as barracas, e conta que já pensou em não frequentar a feira por insegurança. “Meus filhos saem do shopping que não fica a uma quadra de casa e eu já não tenho sossego”, comenta.

Não são só os moradores que estão inseguros. A comerciante Patricia Pereira, que possui uma barraca há 20 anos no mesmo local afirma que de um ano pra cá o movimento baixou consideravelmente pela falta de segurança. “Tenho que fechar minha barraca mais cedo por medo de ser assaltada. Já presenciei uma negociação de drogas enquanto trabalhava”, lembra.

continua após a publicidade

Herbert Silva, de 27 anos diz que além do que se vê todas as quintas-feiras, ali também é um ponto onde acontecem brigas de torcidas organizadas.