O que pode justificar as atrocidades cometidas contra crianças?

Os leitores do Paraná-Online participaram ativamente da enquete da última semana. Ao todo, 2527 pessoas votaram, respondendo a pergunta “Qual a explicação para os crimes bárbaros vistos no Estado?”. A pergunta remetia aos casos brutais de assassinato e violência sexual contra meninas de menos de 10 anos.

É difícil buscar razões que justifiquem um ato bárbaro como este, mas seria possível compreender como quatro casos acontecem de foram tão parecida, em um espaço tão curto de tempo? A enquete se baseou em três possibilidades. A primeira, “A polícia só age quando há pressão da imprensa e da opinião pública”, foi a mais votada, escolhida por 1039 dos participantes. A segunda opção, “Falta de atenção por parte dos pais e de toda a sociedade com as crianças”, foi votada por 809 pessoas. A última alternativa, “Não há explicação. Não tem como saber quando um maníaco decide atacar”, obteve 679 votos.

Barbárie

Pelo menos quatro casos chocaram o Estado nas últimas semanas. O primeiro deles foi a morte da menina Rachel, de 9 anos, vítima de estupro, encontrada sem vida em uma mala na Rodoviária de Curitiba. Logo após, em Castro, o corpo de Alessandra Subtil Betim, 8 anos, foi encontrado em um matagal, vítima do mesmo tipo de violência. Em Querência do Norte, uma menina de apenas três anos sofreu abusos e morreu nas mão de um maníaco. Por fim, novamente em Curitiba, Lavínia Raceche da Rosa, de 9 anos, foi morta por andarilho que costumava utilizar drogas com a própria mãe da menina.